quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Metabolismo

Toda célula contém um conjunto de substâncias que participam de reações químicas vitais. Algumas delas são utilizadas na transferência de energia empregada em todos os processos orgânicos. Outras são "desmontadas" e seus componentes são utilizados na "produção" das moléculas necessárias ao funcionamento e crescimento celulares.
 
Toda essa atividade de transformação química constitui o metabolismo celular. Em outras palavras, o metabolismo (do grego metábole, "mudança", "transformação") pode ser definido como o conjunto de reações químicas que ocorre em organismos vivos relacionadas à manutenção da vida.
 
As reações que constituem o metabolismo podem ser separadas em dois grupos:
 
  • Catabolismo ou reações de degradação e quebra, quando ocorre a decomposição, o "desmonte" de moléculas, com liberação de energia;
  • Anabolismo ou reações de síntese e produção, em que são formadas moléculas complexas a partir de outras mais simples, com absorção de energia
Ou seja, o catabolismo é o conjunto das reações exotérmicas das células e que formam moléculas menores e mais simples. E o anabolismo é o conjunto das reações endotérmicas que ocorrem nas células e formam moléculas mais complexas. De modo geral, anabolismo e catabolismo ocorrem juntos dentro das células (veja no esquema abaixo).
 
Esquema representando o metabolismo celular.
 
Um exemplo de catabolismo é a degradação de moléculas de glicose no interior das células humanas, liberando energia. Essa energia pode ser direcionada para a síntese de outras substâncias (anabolismo). Um exemplo de anabolismo é a síntese de proteínas nas células musculares, com aumento da massa muscular, em resposta à atividade física.
 
Referência Bibliográfica: Obra Coletiva, repons. Tereza Costa Osorio, Biologia, ser protagonista, 1ª ano do ensino médio, editora SM, 2ª edição, 2013, São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário