Toda célula contém um conjunto de substâncias que participam de reações químicas vitais. Algumas delas são utilizadas na transferência de energia empregada em todos os processos orgânicos. Outras são "desmontadas" e seus componentes são utilizados na "produção" das moléculas necessárias ao funcionamento e crescimento celulares.
Toda essa atividade de transformação química constitui o metabolismo celular. Em outras palavras, o metabolismo (do grego metábole, "mudança", "transformação") pode ser definido como o conjunto de reações químicas que ocorre em organismos vivos relacionadas à manutenção da vida.
As reações que constituem o metabolismo podem ser separadas em dois grupos:
- Catabolismo ou reações de degradação e quebra, quando ocorre a decomposição, o "desmonte" de moléculas, com liberação de energia;
- Anabolismo ou reações de síntese e produção, em que são formadas moléculas complexas a partir de outras mais simples, com absorção de energia
Ou seja, o catabolismo é o conjunto das reações exotérmicas das células e que formam moléculas menores e mais simples. E o anabolismo é o conjunto das reações endotérmicas que ocorrem nas células e formam moléculas mais complexas. De modo geral, anabolismo e catabolismo ocorrem juntos dentro das células (veja no esquema abaixo).
Esquema representando o metabolismo celular.
Um exemplo de catabolismo é a degradação de moléculas de glicose no interior das células humanas, liberando energia. Essa energia pode ser direcionada para a síntese de outras substâncias (anabolismo). Um exemplo de anabolismo é a síntese de proteínas nas células musculares, com aumento da massa muscular, em resposta à atividade física.
Referência Bibliográfica: Obra Coletiva, repons. Tereza Costa Osorio, Biologia, ser protagonista, 1ª ano do ensino médio, editora SM, 2ª edição, 2013, São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário