quinta-feira, 15 de março de 2012

ISQUIÁTICO


Problemas no nervo isquiático

O isquiático (anteriormente denominado ciático) é o nervo de maior diâmetro do corpo humano. Ele se origina na região inferior da medula espinal, desce pela parte de trás da coxa e, um pouco acima da articulação do joelho, ramifica-se em dois nervos que, por sua vez, se ramificam outras vezes, atingindo a pele e os músculos dos pés e da parte inferior da perna. Há um nervo isquiático do lado direito e outro do lado esquerdo do corpo.

Acidente com objeto perfurante ou cortante, queda, hérnia de disco ou injeção na nádega incorretamente aplicada podem fazer com que o nervo isquiático seja pressionado ou rompido, total ou parcialmente. Nesse caso, o individuo poderá sofrer dores na perna, perder a sensibilidade nela, não conseguir dobrar o joelho e perder os movimentos do pé e da parte inferior da perna. Dependendo da causa do problema, existe a possibilidade de resolvê-lo por meio de cirurgia. Porém, quando há lesão no nervo, a recuperação em geral não é completa, pois o tecido nervoso não se regenera completamente.


Referência Bibliográfica: CANTO, E. L., Ciências Naturais, Aprendendo com o Cotidiano, PNLD 2011-2013, Editora Moderna, 304 pg, 3º Edição, São Paulo, 2009.





2 comentários: