sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BURACOS DE MINHOCA


Buracos negros são um perigoso transporte. Além dos perigos do “efeito espaguete” e das colisões com singularidades, o túnel que liga um buraco negro a outro universo só fica aberto por pouco tempo e, depois, entra em colapso. Mas pode haver uma alternativa, apesar de, no memento, ser apenas teórica. Um dia os cientistas terão condições de anular a fúria de um buraco negro usando a antigravidade – o oposto da gravidade – para criar um buraco de minhoca. Ele tem duas bocas, conectadas por um túnel que atravessa o espaço curvo. Ao contrário do horizonte de eventos de um buraco negro, a boca de um buraco de minhoca possibilita o tráfego bidirecional: pode-se entrar e sair. Além disso, um buraco de minhoca também possui a grande vantagem de conectar diferentes partes do nosso Universo, oferecendo um atalho seguro entre os dois lugares distintos.




Um pequeno passo dentro de um buraco de minhoca

Estamos no século XXV. No centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, um cientista da NASA prepara-se para trabalhar, mas não utilizará um foguete. Há séculos, ninguém os utilizava. Por isso, a esquadra de astronaves da NASA há muito tempo está estacionada na pista alcatroada, como um memorial da curiosa época dos foguetes. O cientista veste seu traje especial – e entra pela abertura do Buraco de Minhoca Kennedy, construído especialmente para essa atividade e revestido com materiais antigravitacionais. Esse “pequeno passo para um homem” realmente representa um salto enorme. Entrando pela abertura, o cientista é transportado para um outro mundo.

Idéia em uma viagem de carro
Kip Thorne, um físico americano, foi a primeira pessoa a sugerir, em 1985, que buracos de minhoca poderiam ser utilizados em viagens espaciais. O astrônomo Carl Sagan pediu a ele que o ajudasse em seu romance Contato e Thorne solucionou o problema durante uma viagem de carro. Sagan planejava que a heroína de seu livro fosse transportada para estrela Veja (a uma distância de 26 anosluz) através de um buraco negro. Na metade do caminho, Thorne concluiu que a única maneira segura de faze-lo seria através de um buraco de minhoca.


Kip Thorne inventou o buraco de minhoca, mas a sociedade precisará estar muito mais avançada do que a nossa para construir um.


Breves Passagens

Um buraco negro oferece uma rota instável entre nosso Universo e outro. Após a formação do buraco negro (à esquerda), ele se conecta brevemente a outro universo (centro), mas o túnel inevitavelmente desmorona (à direita). Ele pode até se fechar prematuramente se, por exemplo, for perturbado pelo movimento de um astronauta que tente atravessá-lo.



Como Manter um Buraco de Minhoca aberto usando a Antigracidade

O túnel formado entre as duas bocas de minhoca é estável: ele não saíra do lugar. Porém, como podemos ter certeza de que o túnel permanecerá aberto? Segundo Kip Thorne, o segredo é revestir as paredes do túnel com um tipo de material exótico que as conserve separadas. No lugar da gravidade, esse material utilizaria a antigravidade, que repele tudo para longe de si. Thorne acredita que, um dia, uma sociedade extremamente avançada desenvolverá a tecnologia para criar material antigravitacional.





Fonte Bibliográfica: COUPER, H. & HENBEST, N, BURACO NEGROUma viagem ao centro de um buraco negro – um dos maiores mistérios do Universo. Editora Moderna, 1º Edição, São Paulo – 1997.

3 comentários:

  1. Adorei o post! Na verdade adoro esse blog. O texto foi tirado de uma revista? qual foi? queria lê-la.
    Pra falar a verdade não entendi muito bem o anti-gravidade, esse material faria com que o túneo não se fechasse (isso eu entendi) mas como?

    ResponderExcluir
  2. Olá Yanfalencar, boa tarde - agradecemos aos comentários. Abaixo do post existe a citação bibliográfica do arquivo, é um livro de COUPER & HENBEST chamado Buraco Negro. Use a referência e pesquisa em sites, você pode encontrar para comprar. Quando à antigravidade pode-se pensar assim: Com o buraco de minhoca aberto, dentro dele existe a força gravitacional (imagine tudo ao seu redor, sendo atraído para dentro do tubo). Esse conceito comprova que o tubo ficará instável (podendo se fechar a qualquer momento). A ideia é usar um material com força antigravitacional (fazendo com que toda pressão interna do buraco, seja repelida). Se isso for possível, poderíamos manipular o tempo do buraco de minhoca sem se preocupar com os efeitos adversos incluindo a interrupção da conexão ao espaço curvo (outro universo, ou realidade).

    ResponderExcluir
  3. nossa é bem interessante este livro buraco negro!

    ResponderExcluir